DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS COM CAMIÕES ELÉTRICOS

MAN PARTICIPA NO ESTUDO EM BERLIM

O estudo de viabilidade “ZeroEmissionDeliveries – Berlin” agora lançado pela associação ambiental europeia Transport & Environment será utilizado pelo Grupo REWE como um exemplo real para examinar as condições nas quais é possível mudar para veículos comerciais elétricos no tráfego de entrega regional. A MAN Truck & Bus está a contribuir para o estudo com os seus conhecimentos como fabricante de veículos. Os resultados estão previstos para Outono deste ano.

  • As rotas de entrega para mais de 250 lojas REWE são analisadas
  • Objetivo do estudo de viabilidade: “Fazer avançar a eletrificação das frotas de camiões nas grandes cidades”

A MAN Truck & Bus vê um grande potencial para a proteção climática na eletrificação do transporte urbano e regional de mercadorias e passageiros. A utilização de veículos comerciais puramente elétricos pode reduzir a pegada de carbono no sector dos transportes. Mas a conversão das frotas de veículos para propulsão elétrica é complexa e requer novas infraestruturas de carregamento, bem como a adaptação das redes elétricas e das formas de trabalho. A MAN tem apoiado os seus clientes na mudança para a electro mobilidade desde 2018 com a equipa de peritos da MAN Transport Solutions.

Mas há também novas oportunidades para os clientes, por exemplo, através de entregas durante as horas de vazio nos centros das cidades com camiões elétricos que geram significativamente menos ruído. A MAN já esteve aqui envolvida no projecto ZEUS da EIT Mobilidade Urbana (ver “MAN electrifies city logistics”).

No estudo de viabilidade lançado “ZeroEmissionDeliveries – Berlim” com Transportes & Ambiente, a possibilidade de eletrificação será investigada utilizando um exemplo muito concreto. O núcleo do projeto é formado pela T&E, REWE Group, MAN Truck & Bus e Fraunhofer Institute for Systems and Innovation Research (ISI), que conduzirá o estudo. Outros parceiros do projeto são Stromnetz Berlin, Allego e Compleo. “O projeto conjunto é um passo importante para a implementação prática dos camiões elétricos na distribuição. Com o apoio do Fraunhofer ISI, estamos a investigar o que já é possível hoje em dia e que passos são necessários por parte dos decisores políticos, operadores de infraestruturas e fabricantes de automóveis para impulsionar a eletrificação das frotas de camiões nas grandes cidades”, explica Ekaterina Boening, Diretora Política Sénior da T&E Alemanha.

O ponto de partida da análise são os centros logísticos Oranienburg e Alt-Mariendorf do Grupo REWE. A viabilidade será examinada utilizando o exemplo prático da logística de entrega regional em Berlim e arredores. Serão analisadas as rotas de entrega para mais de 250 lojas REWE nesta região. Até agora, temos sido capazes de conseguir poupanças significativas no consumo de combustível através de um melhor comportamento de condução e planos de rota otimizados. Estamos muito interessados em soluções inovadoras e que poupem recursos e estamos, portanto, satisfeitos por estar envolvidos no projeto”, diz Torsten Prag, Director de Logística da REWE Ost.

Em detalhe, o estudo irá esclarecer, entre outras coisas:

  • Que veículos são necessários?
  • Qual é o plano de rota ideal para os camiões elétricos?
  • Como pode ser concebida uma mistura de infraestruturas de tarifas privadas e públicas?
  • Quais são os requisitos resultantes para a rede de distribuição de energia e produção de energia?

Através da valiosa experiência que a MAN já adquiriu com o camião de distribuição eléctrico eTGM no projeto CNL na Áustria desde 2018, o estudo T&E pode ser apoiado da melhor forma possível pelos dados reais recolhidos nessas operações. Do lado da MAN Truck & Bus, Michael Treier, Sales Truck Market Preparation eMobility, irá acompanhar o estudo. “O estudo de viabilidade da T&E sobre o tráfego de distribuição de emissões zero proporcionará resultados valiosos para todas as partes envolvidas devido à integração das necessidades reais dos clientes do Grupo REWE. Em particular para o nosso futuro portefólio eTruck e verificarmos quais as especificações eTruck que serão necessárias e quais as infraestruturas que terão de ser construídas no ambiente urbano nos próximos anos”, Michael Treier resume as suas expectativas para os resultados do estudo.

DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS COM CAMIÕES ELÉTRICOS