MAN e ABB na mobilidade elétrica

Nas instalações do antigo Aeroporto de Berlim Tempelhof, na presença do Ministro Federal Alemão para o Digital e Transportes Dr. Volker Wissing, a MAN Truck & Bus tinha um protótipo do seu próximo camião elétrico, conduzido hoje pela primeira vez. Uma das principais características técnicas do pioneiro veículo comercial elétrico, que será lançado no mercado em 2024, é a sua capacidade de carregamento futuro em megawatts. ABB E-mobility, um fornecedor líder global em soluções de carregamento em eletricidade, pretende trazer a tecnologia de carregamento de megawatts para o mercado nos próximos três anos. A MAN e a ABB E-mobility aceleram assim, para a próxima fase da mobilidade elétrica: capacidade operacional para camiões pesados de longa distância com intervalos diários entre 600 e 800 quilómetros. Além disso, com os seus compromissos com a mobilidade elétrica, as duas empresas assinalam uma nova fase, mostrando que a indústria está pronta para prosseguir, e que os legisladores devem estabelecer uma estrutura

MAN e ABB E-mobility

“Precisamos de descarbonizar o transporte rodoviário de mercadorias para alcançar os nossos objetivos climáticos. Para que isto aconteça, estamos a concentrar-nos sobretudo no aumento do mercado de veículos comerciais amigos do ambiente e no desenvolvimento de infra-estruturas de carregamento de alto desempenho. O projeto que decorre de carregamento de alto desempenho, dos camiões elétricos na A2, está a permitir recolher informações importantes. O que é importante agora, é colocar mais e-trucks nas estradas rapidamente. A parceria entre a MAN e a ABB mostra que estamos no caminho certo”, disse o Ministro Federal do Digital e dos Transportes Dr. Volker Sibilante.

Durante o test drive do ministro no camião elétrico MAN, Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, enfatizou que “a aceleração da expansão da infra-estrutura de carregamento é a única forma de alcançar a evolução dos transportes e o cumprimento dos objetivos climáticos”. Ele também destacou os motivos pelos quais a MAN conta com motorizações elétricas a bateria para um futuro sem carbono, nas frotas de veículos comerciais: baixos custos operacionais e uma melhor pegada ecológica” Como parte do Grupo Traton, já estamos a participar num projeto com parceiros industriais para desenvolver e operar uma rede de carregamento pública de alto desempenho com um objetivo de pelo menos 1.700 pontos de carregamento de eletricidade verde em toda a Europa”, acrescentou Vlaskamp.

Para permitir percursos diários de longa distância entre 600 e 800 quilómetros, o camião elétrico MAN, que deverá estar disponível em 2024, já está equipado com os requisitos técnicos para futuros sistemas de carregamento em megawatts. A ABB E-mobility, como fornecedor líder mundial de soluções de carregamento, pretende trazer tais sistemas para comercializar rapidamente.

“O nosso objetivo é facilitar a mobilidade elétrica em todas as áreas. Na ABB E-mobility, têm trabalhado no desenvolvimento das normas de desempenho para os próximos anos. O carregamento em megawatts irá requerer uma nova tecnologia de potência com mais de 1.000 volts, pelo que a segurança elétrica sistémica e a fiabilidade são essenciais com estes níveis de potência e para os casos de utilização previsíveis. A ABB E-mobility é o fornecedor ideal para enfrentar estes desafios, uma vez que podemos acelerar significativamente na investigação e desenvolvimento com base nas tecnologias existentes. A nossa ambição é trazer esta nova tecnologia para o mercado dentro de três anos. No passado, essas fases de desenvolvimento demoraram muito mais tempo”, disse Frank Mühlon, CEO da ABB E-mobility.

Uma norma vinculativa e uniforme é também crucial para a introdução de tecnologia de carregamento em megawatts. A Alemanha poderia estabelecer aqui parâmetros de referência: mais de 20 parceiros da indústria e da ciência, incluindo a MAN e a ABB, trabalham no projeto de carregamento de alto desempenho (conhecido como “HoLa” em alemão), que é financiado pelo governo alemão e é o primeiro projeto de carregamento em megawatts. Dois pontos de carregamento de alto desempenho com megawatts (MCS) estão a ser construídos em quatro locais ao longo da Auto-estrada A2. O projeto destina-se a servir de base para expansão a nível nacional.

Sobre a ABB

A ABB é líder mundial em soluções de carregamento de veículos elétricos e o parceiro de eleição para os maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo e a rede nacional de operadores de carregamento de VE, tendo vendido mais de 680.000 carregadores de veículos elétricos em mais de 85 mercados; mais de 30.000 carregadores rápidos DC e 650.000 carregadores AC, incluindo os vendido através de Chargedot.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder mundial em tecnologia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para o futuro. Ao ligar o software à sua eletrificação, robótica, automação e movimento a ABB empurra os limites da tecnologia para conduzir o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta há mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 empregados talentosos em mais de 100 países.

www.abb.com

Sobre a MAN Truck & Bus

A MAN Truck & Bus é uma das principais empresas da Europa no fabrico de veículos comerciais e no fornecimento de soluções de transporte, com uma faturação anual de cerca de 11 mil milhões de euros (2021). O portefólio de produtos inclui carrinhas, camiões, autocarros e motores a diesel e a gás, assim como serviços no âmbito do transporte de passageiros e de mercadorias.

Os motores elétricos já são parte integrante da gama de produção em série da MAN, autocarros e veículos comerciais ligeiros, e uma gama completa de veículos elétricos produzidos em série, estará disponível a partir de 2024. Juntamente com a digitalização e automação no transporte rodoviário de mercadorias, a mudança para uma condução livre de emissões é um pilar fundamental da NewMAN, estratégia para o futuro, que transformará a empresa de um fabricante de veículos comerciais numa empresa de soluções de transporte de veículos inteligentes e sustentáveis até 2030. A MAN Truck & Bus é uma empresa do Grupo TRATON e emprega em todo o mundo mais de 34.000 colaboradores.

MAN e ABB na mobilidade elétrica