MAN OPTIVIEW

SISTEMA DE SUBSTITUIÇÃO DE ESPELHOS

O MAN OptiView é o primeiro sistema de substituição de espelhos do mundo para autocarros. É um enorme apoio para o condutor, eliminando os ângulos mortos e melhorando significativamente a visibilidade à noite e em situações climatéricas adversas. Agora esta tecnologia inovadora está também disponível para os autocarros urbanos MAN Truck & Bus.

  • MAN OptiView apresentado em 2018 na IAA
  • Desde então, o sistema de substituição de espelhos tem provado a sua utilização diária
  • OptiView é muito popular junto dos clientes
  • Para tornar o tráfego urbano ainda mais seguro, a MAN Truck & Bus oferece agora também, o sistema digital para autocarros urbanos
  • A tecnologia torna o ângulo morto visível para os condutores e garante assim uma maior segurança no trânsito rodoviário

A MAN OptiView celebrou a sua estreia na IAA em 2018 como o primeiro sistema de substituição de espelhos para autocarros do mundo. Desde então, tem provado a sua utilização diária em todo o mundo. Cada vez mais condutores podem contar com a tecnologia inovadora. “O MAN OptiView é extremamente fiável e aumenta significativamente a segurança no tráfego rodoviário. O sistema de substituição de espelhos é muito popular entre os nossos clientes”, diz Rudi Kuchta, Head Business Unit Bus da MAN Truck & Bus, acrescentando: “A fim de tornar as estradas nas cidades ainda mais seguras e devido a muitos pedidos dos operadores, o sistema está agora também disponível para todos os modelos da nova geração de autocarros urbanos – incluindo, claro, o 100% eléctrico MAN Lion’s City E.”.

Tudo em vista com o sistema de substituição de espelhos OptiView

O sistema de substituição de espelhos pontua particularmente bem no tráfego urbano denso. “Se autocarros e peões ou ciclistas se encontrarem nas proximidades de um cruzamento, podem surgir situações perigosas porque o condutor tem dificuldade em vê-los no ângulo morto, apesar da boa tecnologia de espelhos. E é precisamente aqui que entra o nosso sistema de substituição de espelhos: torna o ângulo morto visível para o condutor do autocarro e garante assim uma maior segurança na estrada, especialmente ao virar, mas também ao mudar de faixa e manobrar”, explica Heinz Kiess, Director de Marketing de Produtos de Autocarros. Como é que isto funciona? O sistema digital utiliza duas câmaras em cada lado do veículo para projectar as áreas laterais e traseiras do autocarro em alta resolução e em tempo real, em dois monitores no interior do veículo. Ao fazê-lo, podem exibir uma área maior do que no caso dos espelhos exteriores convencionais. Desta forma, o condutor pode ver o ângulo morto. Assim, o OptiView reduz significativamente o risco de não ver os outros utentes da estrada.

“Ao mesmo tempo, estamos constantemente a trabalhar para desenvolver ainda mais o sistema”, diz Kiess, acrescentando: “Somos o único fabricante no mercado a oferecer agora um espelho de visão frontal de série para os nossos autocarros. Isto elimina ainda mais o ângulo morto e é particularmente útil nas manobras”. No NEOPLAN Cityliner e Skyliner, um espelho é instalado no interior junto ao monitor direito, enquanto no NEOPLAN Tourliner e no MAN Lion’s Coach é instalado um espelho exterior no pilar A.

O MAN OptiView também traz outras vantagens: o condutor beneficia de melhor visibilidade à chuva, neve e também à noite, uma vez que a câmara adapta automaticamente a imagem à situação. Mesmo os efeitos de clarão, por exemplo dos faróis no escuro ou no sol baixo, não prejudicam a visibilidade. As câmaras são resistentes às intempéries, têm uma função de aquecimento para o Inverno e são também particularmente duráveis.

Melhoria aerodinâmica graças ao OptiView

Mas o sistema é também impressionante em termos de economia. Isto porque os autocarros com OptiView têm cerca de dez por cento menos arrasto aerodinâmico do que os veículos com sistemas de espelhos convencionais. Graças à aerodinâmica melhorada, os operadores podem poupar no consumo de combustível. “Com o MAN OptiView, oferecemos um sistema sofisticado que aumenta significativamente a segurança e a eficiência dos nossos autocarros. No entanto, estamos constantemente a trabalhar para o tornar ainda melhor”, resume Kiess.

MAN OPTIVIEW